Logotipo Biotec AHG
banner_sky_biotec

Agenda de eventos

Nome do evento:
CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS (MSCs) E ENGENHARIA DE TECIDOS
Data:
26/07/2010 - 28/07/2010
Tipo de Evento:
Curso


Descrição do evento
 CURSO: CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS (MSCs) E ENGENHARIA DE TECIDOS (transmissão via web)

O Laboratório de Células-Tronco e Terapia Gênica da Universidade Luterana do Brasil promove o curso de extensão “CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS (MSCs) E ENGENHARIA DE TECIDOS”, de caráter teórico e prático-demonstrativo. O curso tem a co-promoção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto de Cardiologia do RS, e patrocínio da BD Biosciences. Sob coordenação da Profa. Nance Beyer Nardi, o curso será desenvolvido de 26 a 28 de julho de 2010, das 9 às 18 h.


Além de uma introdução geral sobre células-tronco embrionárias e adultas e engenharia de tecidos, as aulas teóricas abordarão características básicas das MSCs e suas aplicações terapêuticas. O ensino prático será feito por demonstração de métodos como o isolamento de MSCs de vários órgãos de camundongo e de lipoaspirado humano, estabelecimento de culturas de longa duração, ensaio CFU-F, indução/análise de diferenciação e cultivo 3D em biomateriais.

Os ensaios serão realizados no laboratório de cultivo celular, sendo transmitidos via web, com possibilidade de interações entre os alunos e o pesquisador no momento da realização dos experimentos.

 

A participação poderá ser feita de duas maneiras:

·   Presencial: serão formadas três turmas, que acompanharão as transmissões com acompanhamento de tutores. Estas turmas estarão sediadas na ULBRA Canoas, no Campus do Vale da UFRGS e no Instituto de Cardiologia do RS, em Porto Alegre.

·   Via web: o curso será acompanhado pelo aluno de forma individual, por acesso direto via web. Questões poderão ser realizadas através de janela de chat.

·   Material: será distribuído material didático, com protocolos experimentais. A inscrição é de R$100,00 para alunos de graduação ou pós-graduação e R$200,00 para profissionais. Os participantes receberão certificado de curso de extensão, com 24 h de duração.

Maiores informações e inscrições: http://www.cursocelulastronco.com.br

 © Biotec AHG 2010  - Todos os direitos reservados -  Rua Dr. Melo Alves, 529, cj. 82. Cerqueira César. São Paulo - SP. Cep: 01417-010