Logotipo Biotec AHG

Lançado primeiro inseticida biológico do Brasil

Imprimir .
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia desenvolveram o Bt-horus, primeiro inseticida biológico produzido no Brasil. O novo produto é capaz de controlar o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue - doença que já contaminou mais de 38 mil pessoas em todo o País, somente em 2005, e está presente em pelo menos 3.600 municípios brasileiros. 

Também é eficaz contra o borrachudo (Simullium spp) que, além de ter uma picada dolorida, pode causar alergia, atingir trabalhadores rurais, produzir estresse em animais e ainda prejudicar o turismo e a agropecuária.

O Bt-horus foi desenvolvido a partir da bactéria Bt (Bacilus thuringiensis), usada em programas de controle biológico em todo o mundo. Como se trata de uma bactéria entomopatogênica, isto é, específica para o controle dos insetos-alvo, o inseticida é inofensivo à saúde humana e ao meio ambiente. 

Outra vantagem é que o produto não cria resistência nos insetos, por ter ação biológica e não química, problema muito comum em diversos inseticidas importados.    A equipe de controle biológico da Embrapa, liderada pela pesquisadora Rose Monnerat, utilizou como princípio ativo uma espécie brasileira do Bacillus thuringiensis, altamente tóxica ao mosquito transmissor da dengue e ao borrachudo.    O desenvolvimento do processo produtivo e a formulação do produto foram executados pelas empresas parceiras e envolveu uma série de testes.

Os primeiros testes no campo obtiveram excelentes resultados, assim como os experimentos em caixas d'água de Brasília, realizados durante um mês, em que o índice de mortalidade de mosquitos foi de 100%.

Com o sucesso alcançado, o inseticida biológico obteve registro junto ao Ministério da Saúde e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

A presença dos insetos Aedes aegypti e Simullium spp em todo o País torna muito amplo o mercado potencial para o produto. Conforme informações da Embrapa, o Bt-horus pode ajudar a melhorar a qualidade de vida da população. 

Ele também pode contribuir para a preservação do meio ambiente, por não conter substâncias químicas nocivas ao homem e aos demais seres vivos, favorecer a pecuária, reduzindo perdas com o controle dos borrachudos e gerar economia secundária nos programas de saúde, pela diminuição de casos de dengue e de alergias decorrentes de picadas de borrachudos.    O inseticida somente poderá ser obtido por empresas especializadas ou pelo governo, já que a legislação brasileira não permite a venda direta do produto. Já as empresas interessadas em produzi-lo, que detenham tecnologia para tal, devem entrar em contato com a Embrapa e adquirir a bactéria para a sua formulação.  
 
 
10/05/2005
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.