Logotipo Biotec AHG

Genealogia de variedades viníferas

Imprimir .
Durante séculos a França foi um dos maiores produtores de vinho do mundo, sendo a maior parte deles considerados, também, os melhores. O país é um dos seleiros das uvas mais conhecidas e consumidas em todo o planeta, haja vista que as suas principais variedades de uvas, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Gamay, Merlot, Pinot Noir e Syrah, foram exportadas para diversos países, de dentro e de fora da Europa, na tentativa de produzi-las com a mesma quantidade e qualidade.

O vinho é um produto derivado da fermentação alcoólica total ou parcial da uva fresca, da uva amostada ou do mosto de uva. O gênero Vitis abrange em torno de quarenta espécies, sendo uma das mais importantes a Vitis vinífera, de origem Européia.

Achados de resíduos fósseis, atribuídos ao gênero Vitis, são pertencentes ao período terciário. No entanto, o gênero Vitis vinífera apareceu apenas na era quaternária, antes do surgimento do homem. O cultivo da videira pelo homem se inicia no período neolítico (10.000).  A partir de então, V. vinífera silvestre da região mediterrânea difundiu-se na Europa Central, dando inicio também à seleção de variedades, com vistas a atender às necessidades próprias de cada região. Essa espécie é, portanto, considerada nativa no continente europeu e as diferentes variedades existentes, na atualidade, são derivadas das melhores plantas silvestres que vegetavam espontaneamente nos bosques, no passado.

Na busca pelas plantas ancestrais das variedades francesas, os cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, descobriram que uma variedade de uvas que eram cultivadas pelos camponeses durante a Idade Média, foi a linhagem materna de muitas das maiores variedades de uva existentes atualmente, incluindo a Chardonnay.

Nesse estudo, os pesquisadores utilizaram marcadores genéticos para examinar o DNA dos cloroplastos de doze variedades de uvas largamente plantadas. O material genético dessas estruturas é de origem materna.   

Muitas variedades cultivadas de Vitis vinifera ssp. sativa, as uvas utilizadas para a produção de vinho, têm origem em cruzamentos entre Pinot noir e Gouais blanc, porém,  não se conhece qual foi o progenitor materno nestes cruzamentos. Para desvendar esse mistério os pesquisadores analisaram os microssatélites (DNA repetitivo presente no genoma de eucarionte) e um polimorfismo de nucleotídeo único (SNP) – tipo de marcador molecular - no DNA do cloroplasto destas duas variedades e de doze estirpes da progênie, dentre elas a Chardonnay, a Gamay Noir e a Aligoté.

Com o DNA isolado das folhas, os pesquisadores amplificaram uma sequência de microssatélites do DNA do cloroplasto das espécies ancestrais. Os resultados obtidos mostraram que a uva Blanc Gouais foi a progenitora materna das variedades Aligoté, Auxerrois, Bachet, Chardonnay, Franc Noir Franc, Gamay Noir, Melon, Romorantin e Sacy. Já no caso da Pinot Noir, ficou constatado que ela é a progenitora materna da variedade Aubin Vert, Knipperlé e Roublot.
23/12/2009
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.