Logotipo Biotec AHG

Uma nova variedade de arroz pode ser mais resistente á inundação

Imprimir .
O arroz é um dos alimentos mais importantes do mundo, sendo consumido por praticamente todos os povos desde tempos remotos, aspecto que deu a essa cultura um aspecto econômico muito importante. As freqüentes inundações que ocorrem em determinadas áreas da Ásia, têm causado sérios prejuízos aos agricultores, pois as plantas resistem pouco tempo a esse tipo de condição. Uma nova descoberta feita por pesquisadores da Universidade Davis na Califórnia, EUA, juntamente com o Instituto Internacional de Pesquisa em Arroz da Filipinas, tomou lugar de destaque no meio científico.

Por intermédio de técnicas de mapeamento genético, os pesquisadores encontram um conjunto de três genes que teriam alguma relação com a resistência das plantas de arroz á submersão. Um desses genes, chamado Sub1A-1, recebeu maior atenção dos pesquisadores, pois este poderia tornar plantas pouco resistentes em plantas mais resistentes à submersão, como por exemplo as enchentes, condição esta, muito comum em determinadas regiões da Ásia, causando grandes prejuízos aos agricultores. 

Ao serem encobertas pela água, as plantas resistem até que o seu suprimento de dióxido de carbono e de luz solar - fatores necessários para a realização da fotossíntese - se esgotem, causando a morte das mesmas. Ao conferir resistência à submersão para as plantas, o gene Sub1A-1, pode ajudar a diminuir o uso de defensivos agrícolas nessa cultura, pois se as plantas de arroz puderem permanecer submersas por um tempo maior, a infestação por plantas daninhas certamente será reduzida por não possuírem a mesma resistência adquirida pelo arroz.

O gene que confere resistência à submersão para as plantas, foi encontrado pelo pesquisador David Mackill, do Instituto de Pesquisa do Arroz, situado nas Filipinas, juntamente com outros colegas de trabalho, em uma variedade antiga de arroz chamada FR13A. 

Uma variedade mais moderna de arroz chamada M202, ao receber esse gene, tornou-se resistente à submersão por um período de até duas semanas, além disso, outras seis variedades, também modernas, como a IR64, a mais conhecida do mundo, e a principal variedade da Índia, chamada Swarna, também receberam esse gene. 

Além do desenvolvimento de variedades resistentes á inundação, outras características ligadas à resistência das plantas em condições adversas tornaram-se alvo dos pesquisadores, tais como a tolerância à seca e a solos salinos.    

 
Genoma do Arroz

O Projeto Internacional de Seqüenciamento do Genoma do Arroz foi importante para o aprimoramento da cultura do arroz, tanto para o incremento da sua produção quanto para o melhoramento nutricional desse cereal. O sequenciamento genético do arroz vai colaborar para que se possa compreender melhor o comportamento de outras gramíneas geneticamente semelhantes, tais como o trigo, a soja e a cana-de-açúcar.

    
21/08/2006
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.