Logotipo Biotec AHG

Inovação tecnológica no setor da saúde

Imprimir .

Os desafios que o setor da saúde vem enfrentando, mostram o quanto os investimentos em inovação tecnológica são cruciais para o seu avanço, proporcionando melhorias significativas no diagnóstico, no tratamento, no monitoramento e gestão de informações, além de contribuir para o aumento da eficiência dos sistemas de saúde e para os avanços científicos.

A diversidade e complexidade dos fatores que influenciam esse setor no Brasil, tais como as políticas de saúde, os custos elevados, a relação com os pacientes, dentre outros, vêm demandando soluções cada vez mais rápidas, eficientes e seguras, tanto do ponto de vista dos gestores das instituições (público/privadas), quanto também do ponto de vista dos pacientes.

Essa demanda tornou-se uma excelente oportunidade para a aplicação de diversas ferramentas tecnológicas, que já vinham sendo desenvolvidas, de modo a suprir as principais necessidades do setor, com destaque para a inteligência artificial (IA).

Baseada na programação de algoritmos, ela vem desempenhando um papel expressivo na saúde, impulsionando inovações, melhorando a eficiência operacional, transformando a prestação de serviços, contribuindo para diagnósticos médicos mais precisos, ao dar suporte a decisões clínicas, e auxiliando na detecção precoce de certas patologias.

Especialistas de diversos segmentos da saúde vêm apontando aquelas que eles acreditam serem as principais tecnologias que impulsionarão esse mercado, principalmente em 2024, e que as pesquisas mostram como as principais tendências tecnológicas para esse setor, tais como, a IA generativa, facilitando o diagnóstico preventivo e a medicina personalizada, a IoT, aplicada à telemedicina, aperfeiçoando a comunicação com o paciente, por exemplo, monitoramento remoto, tecnologias vestíveis e dispositivos médicos, big data, entre outras.

No campo da medicina de precisão a IA desempenha um papel de grande destaque, pois também permite otimizar a análise de grandes conjuntos de dados, assim como a identificação de padrões complexos e recomendações personalizadas geradas para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Sua integração na medicina personalizada tem o potencial de melhorar os cuidados de saúde, fornecendo abordagens mais precisas e individualizadas. No entanto, é crucial enfrentar os desafios éticos e de privacidade para garantir a utilização responsável de dados e algoritmos no domínio da saúde.

Outro tema que vem sendo apontado como uma forte tendência tecnológica é uso de tecnologias vestíveis para o monitoramento remoto, especialmente no contexto da saúde e bem-estar, tais como os smartwatches, os fitness trackers, os óculos inteligentes, entre outros. Esses recursos tecnológicos oferecem a capacidade de coletar dados em tempo

real sobre várias métricas fisiológicas e comportamentais, permitindo o acompanhamento contínuo da saúde dos usuários.

Com os olhares voltados para a experiência do paciente, o mercado vem transformado a prestação de serviços de saúde, oferecendo benefícios relevantes em termos de acessibilidade, eficiência e personalização, por meio da combinação de telemedicina, consultas virtuais e inteligência artificial (IA). Essa integração melhora a eficiência e a precisão, oferecendo uma abordagem mais personalizada e centrada no paciente.

Apesar desse avanço, é preciso garantir a segurança dos dados, a conformidade com as regulamentações de privacidade vigentes e a transparência na utilização de algoritmos para a tomada de decisões.

14/02/2024
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © BIOTEC AHG 2023 - Todos os direitos reservados - São Paulo, Brasil.