Logotipo Biotec AHG

Ácido maslínico controla câncer de cólon

Imprimir .

descricao_da_imagemPesquisadores espanhóis das universidades de Granada e de Barcelona encontraram, nas folhas da oliveira e na casca da azeitona, uma substância conhecida como ácido maslínico que possui propriedades antitumorais. Este ácido atua sobre as células do tumor, controlando suas alterações nos processos de crescimento. Além disso, inibe de forma significativa a proliferação das células de câncer de cólon, por meio da apoptose. Também conhecida como morte celular programada ou morte celular não seguida de autólise, a apoptose é um processo de auto destruição celular de forma ordenada e que precisa de energia para realizar-se. Este mecanismo é controlado geneticamente e tem grande importância no desenvolvimento do feto e na proteção de tecidos e de órgãos acometidos por câncer.

Os cientistas responsáveis pelas pesquisas foram o doutorando Fernando Jesús Reyes Zurita, coordenado pelo professor José Antonio Lupiáñez Cara do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade de Granada, e a professora Marta Cascante Serratosa da Universidade de Barcelona.

O ácido maslínico é um composto natural que consegue induzir a apoptose em células de câncer de cólon (HT29), através de rotas metabólicas que ocorrem nas mitocôndrias. Com a capacidade de inibir a protease, esse ácido regula o crescimento celular, controlando os processos de hiperplasia e de hipertrofia da doença, sendo o fator que mostra sua utilidade no tratamento.

De acordo com as informações publicadas no jornal Noticias Ciência da Universidade de Granada, os pesquisadores acreditam que o ácido maslínico apresenta três principais vantagens. A primeira delas diz respeito à sua baixa toxicidade em relação a outras substâncias anticancerígenas; a segunda aponta para o fato de ser seletivo, atuando apenas sobre as células cancerígenas e, por último, o seu caráter preventivo, sendo capaz de inibir o desenvolvimento da doença nas células que têm maior predisposição. As pesquisas mostram que o ácido maslínico pode ser utilizado para o tratamento de outros tipos de cânceres, além do de cólon. A equipe de pesquisadores está atualmente realizando seus estudos em carcinomas de cólon em ratos transgênicos, porém não descarta a possibilidade de realizar estudos em humanos.

O ácido maslínico

Esse ácido, quimicamente classificado como um terpeno pentacíclico, além de anticancerígeno, possui propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. É encontrado em altas concentrações na cera da pele da azeitona. De acordo com os pesquisadores, a Faculdade de Ciências da Universidade de Granada possui a única espécie vegetal do mundo que produz essa substância em grande quantidade. Do ponto de vista molecular, os pesquisadores da referida instituição foram os primeiros a descobrir a ação do ácido relacionado ao desenvolvimento de células tumorais.
15/01/2009
Arlei Maturano - Equipe Biotec AHG
 

 © Biotec AHG 2014  - Todos os direitos reservados -  Rua Dr. Melo Alves, 529, cj. 82. Cerqueira César. São Paulo - SP. CEP: 01417-010